@sarahaqueiroz
3 min readJun 12, 2020

Todo ano no dia 12 de junho comemoramos o Dia dos Namorados. E em 2020, a comemoração foi bem diferente. Estamos no meio de uma pandemia, isso tem afetado os relacionamentos de N formas. Por isso, quero falar um pouco sobre a minha perspectiva com relação a essa data.

Pode não parecer algo grandioso, mas como esse foi o meu segundo dia dos namorados acompanhada da VIDA, eu preciso falar sobre as coisas que venho aprendendo com o Lucas (meu companheiro). Plus, alguns conteúdos que me fizeram parar e pensar no peso que essa data pode ter para algumas pessoas.

Então, aqui vão algumas reflexões, principalmente para as minas, mas para os machos também. Sintam-se abraçados.

Relacionamentos saudáveis

Somando todas as minhas experiências pessoais, enxergando relacionamentos, e nesse momento, participando efetivamente de um, passei a acreditar que um relacionamento saudável é feito de um esforço mútuo e consistente. Ele não é baseado em datas comemorativas e também não é mantido apenas por elas. As datas comemorativas servem como um lembrete para celebrar o que foi construído até então. Uma pausa do que está sendo feito para a celebração. Datas comemorativas não deveriam ser o foco do seu relacionamento.

É normal, mesmo… um relacionamento ter momentos bons e ruins. Isso é saudável, nem tudo são flores. Mas, se esse boy (ou mina) te faz sofrer muito mais do que te faz feliz… acho que pode haver algo estranho aí. Se você sente que constantemente PISA EM OVOS perto dessa pessoa, algo está errado. Acreditem, eu já passei por sensações parecidas, não necessariamente apenas em relacionamentos amorosos… e é uma merda. As vezes se afastar ou acabar essa relação, possa te fazer bem.

Comportamentos abusivos

Relacionamentos podem não ser abusivos e ainda assim conter comportamentos abusivos. Essa parte é muito delicada, porque eu realmente não quero dar margem para alguém se justificar, caso esteja em um relacionamento abusivo. Por isso, preste atenção em como você se sente perto dessa pessoa na maior parte do tempo e como ela te trata.

Todos nós estamos sujeitos a falhas e podemos ter comportamentos abusivos em momentos isolados. Eu já passei por isso, e a terapia foi uma das formas de não projetarmos nossos problemas individuais no relacionamento. Uma dessas situações, por exemplo, gritar em situações de stress ou querer olhar o celular do companheiro para fuçar as conversas dele. Se você já passou por algo parecido, saiba que isso pode ser corrigido!

Então, preste atenção nas suas atitudes e nas do boy. E o mais importante, FALE! FALE PRA CARALHO sobre esses momentos, caso contrário, acho difícil vocês se resolverem e melhorarem como pessoas.

Relacionamentos abusivos

Agora, sobre relacionamentos abusivos de fato. No início da relação, ele pode ser difícil de ser identificado, tanto pela pessoa que está inserida nele, tanto pelas pessoas de convívio. Isso acontece porque o princípio vem carregado de sutilezas. Com o tempo, pode se tornar algo muito danoso. Fique ligada!

Se esse cara não permite que você seja feliz, de inúmeras formas, longe dele… algo está errado. Se ele te proíbe de coisas que antes para você eram normais… algo está errado! Procure a terapia mana, indique a terapia. Deixo aqui algumas páginas que podem te auxiliar, ou auxiliar alguma mana que necessite de ajuda para identificar isso.

@feminisa
@dorafigueiredo
@michelecontel
@desintoxicacaodoromantismo
@lascivalua

Não conheço páginas para homens que tratem desse assunto, mas gosto muito do conteúdo do @geocaio. Ele discute masculinidades tóxicas, acho que pode ajudar alguém por aí.

No mais, o que importa é realmente a gente se amar do jeito e com quem a gente quiser amar. Batalhar junto e sermos companheiros.

@sarahaqueiroz

feito com vários amores and sabores. I'm Brazilian and Italian but I also speak and published in English. linktr.ee/sarahaqueiroz